O ano do esporte: Março e Abril
Mais um bimestre de 2012 será relembrado na série de retrospectivas do esporte. Nesta quinta-feira (20) vamos apresentar o que de melhor aconteceu no esporte entre março e abril. O Brusque Futebol Clube disputou suas últimas partidas do ano nesses dois meses, além do surgimento de boas notícias para o esporte amador da cidade.
Março - O mês mal começou e o Bruscão já foi derrotado dentro de casa. A má fase seguiu, com derrotas para Metropolitano, Criciúma, Avaí, Ibirama e Camboriú, adversário que rebaixou o clube para a segundona do Catarinense. Além disso, um empate com a Chapecoense e uma vitória sobre o Marcílio Dias não animaram muito a torcida.
Já no esporte amador, destaque para o bom início do basquete masculino na Copa Brasil Sul, e também para os pilotos Ariel da Silva, no bicicross, e Ryan Fischer, no velocross. A Fundação Municipal de Esportes definiu a tabela de jogos do 2º Campeonato Municipal de Futebol Amador. Também tiveram início os Jogos Comunitários de Guabiruba e o Citadino de Kart. Além disso, ciclismo, atletismo, caratê e vôlei foram destaques no terceiro mês do ano.
Abril - O mês de abril começou com muitos gols no futebol amador, com as primeiras rodadas do municipal. O futsal sub-11 do Guarani apresentou sua equipe para a temporada, além das decisões dos Jogos Comunitários de Guabiruba. Em abril, também começou a se destacar o desempenho da Associação de Futebol Educacional de Guabiruba (AFEG), com atletas treinando e indo para clubes grandes do país.
A equipe do Barateiro Futsal começou bem sua temporada, com vitórias após amistosos contra Criciúma. A comissão 100 do Carlos Renaux definiu o concurso da musa do centenário. Outra novidade na cidade foi a vinda da Copa Norte de Rugby para a cidade, que tem seu clube na modalidade.
Nos esportes de base, após a apresentação oficial, o sub-11 do Guarani venceu suas primeiras partidas no estadual. Já no vôlei, foi apresentado e iniciado o projeto de base da Associação Brusquense de Esporte e Lazer (ABEL). Ainda no segmento, a AFEG disputou as primeiras rodadas da Copa Santa Catarina.
Já para o Brusque Futebol Clube, o mês foi de despedidas. Após o rebaixamento para a segunda divisão catarinense, o clube disputou suas duas últimas partidas na primeira divisão. E, sem nenhuma novidade, duas derrotas para Figueirense, em casa e Joinville, fora. O futuro estava na disputa para a Série D. Em entrevista à Rádio Cidade na época, o presidente Mauricy de Souza afirmou precisar de R$ 500 mil para a disputa.